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11.03.2024

Ping Seguro: as tendências para o mercado de seguros em 2024

2023 foi um ano histórico para o mercado de seguros. O avanço da implementação de novas tecnologias no setor, com o incentivo dos órgãos de seguro, novas normas da Susep e o retorno dos grandes eventos como o Conec, maior evento de corretor de seguros, marcaram o período para os profissionais do setor que viram uma boa retomada para o mercado segurador.

Além disso, o setor de seguros cresceu 9% no ano, arrecadando R$388 bilhões no total. O segmento de danos, que abrange ramos como por exemplo de seguros automotivos, obteve o maior crescimento em 2023, atingindo 10,4%, equivalente a R$ 125,88 bilhões arrecadados. Entretanto, a porcentagem da população que possui apólices de seguros ainda é pequena quando comparada a outros países. O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, disse em nota que o órgão pretende aprofundar neste ano o incentivo a esse tipo de produto. “Apesar do excelente resultado, temos uma quantidade baixa de pessoas com seguros no País, portanto temos um mercado imenso a desenvolver, o que é uma oportunidade rara entre as grandes economias mundiais”, afirmou.

E para tornar seu 2024 mais eficiente, lucrativo e inovador, vale a pena ficar atento às principais tendências do mercado de seguros para os próximos meses.

Gamificação
Os games são uma paixão do ser humano, desde o início da infância até a fase da velhice. Justamente pelo fato de estarmos sempre buscando ganhar mais pontos no joguinho de celular que é nosso entretenimento diário, que a gamificação tem se tornado cada vez mais popular.

A gamificação basicamente é a inserção da competitividade e premiação presentes nos jogos em aspectos da vida real. Algumas seguradoras, por exemplo, já “pontuam” clientes que adotem comportamentos que causem redução de riscos ou tenham um bom histórico de pagamento. Segurados que pagam os prêmios em dia ou que não recebem multas ou pontos na carteira de motorista acabam recebendo recompensas ou até mesmo descontos.

O corretor pode adotar essa técnica no seu empreendimento, premiando clientes que nunca tiveram inadimplência, por exemplo. É uma ótima estratégia para prevenir dívidas e fidelizar bons pagantes.

Telemetria
Uma tendência muito citada por especialistas para os próximos anos é a telemetria, que pode ajudar as seguradoras a identificar falhas na forma de condução dos motoristas, facilitando assim o trabalho de seguradoras e corretoras, além de prevenir possíveis acidentes.

A tecnologia é recente mas já tem ajudado seguradoras a aumentar seu faturamento, conscientizando motoristas e incentivando boas práticas no trânsito. Ou seja, além de ser uma ferramenta útil para profissionais securitários, a tendência é melhorar o trânsito de maneira geral. É importante ressaltar que a telemetria não é igual ao sistema de rastreamento. A primeira, coleta dados para análise, já o rastreador informa, em tempo real, a localização do veículo.

Novas gerações, novos produtos
Segundo o BB Seguros, em 2021 as vendas de seguro de vida entre jovens de 18 a 25 anos mais que dobraram. O crescimento chegou a ser de 119% na faixa entre 18 e 20 anos e de 103% para pessoas com 21 a 25 anos. A empresa ainda informou que a demanda dos jovens por seguro residencial também cresceu, apresentando um aumento de 36% entre 18 e 20 anos e 43% de 21 a 25 anos.

Hoje, o seguro auto é a apólice mais popular do Brasil. Entretanto, a tendência é de que outros ramos cresçam sua participação de mercado, por isso, é essencial que o corretor expanda seu leque de atuação e atenda aos mais variados ramos de seguros.

Parcerias
O crescimento de um corretor de seguros passa principalmente pela criação de parcerias inteligentes e agregadoras. Seja com imobiliárias, lojas de autopeças, oficinas mecânicas, clínicas veterinárias, influenciadores digitais, etc.

Ao fazer parcerias estratégicas, os corretores de seguros podem diversificar sua oferta e fornecer soluções abrangentes aos clientes, tornando-se um balcão único para todas as suas necessidades de seguro. Isso aumenta a fidelidade do cliente e cria oportunidades para aumentar o volume de negócios, à medida que os clientes confiam em seu corretor de seguros para orientação e assistência em uma variedade de áreas relacionadas ao seguro.

Um exemplo de parceria estratégica que ilustra esse conceito é tornar-se parceiro do Ping Seguro. Ao estabelecer essa parceria, os corretores podem acessar uma ampla gama de produtos e serviços oferecidos pelo Ping Seguro, incluindo rastreadores Ituran. Essa estratégia não só beneficia o corretor, mas também fortalece a relação com os clientes, oferecendo soluções mais abrangentes e eficazes para suas necessidades de segurança.

Fonte:

https://seguronovadigital.com.br

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