NEWS

Notícias

Follow the main news in the insurance, reinsurance
and arbitration industries and much more.

< back

22.04.2024

Desmistificando o jargão do seguro: entendendo "prêmio", "sinistro" e "franquia"

1. Prêmio: não é troféu, mas uma necessidade

No vocabulário do seguro, o termo "prêmio" é derivado do latim "praemium", e significa o pagamento feito pelo segurado à companhia seguradora. Este pagamento não é uma recompensa ou um prêmio ganho, mas a quantia paga para que o segurado adquira o direito a uma indenização em caso de um evento coberto pelo contrato de seguro, como um acidente.

2. Sinistro: um termo incompreendido

Ao contrário do que muitos podem pensar, "sinistro" no contexto dos seguros não tem nada a ver com algo macabro ou assustador. Na realidade, refere-se a qualquer evento que está coberto pelo contrato de seguro, resultando em prejuízo ou dano ao bem segurado. Embora a ocorrência de um sinistro não seja agradável, o objetivo do seguro é justamente reduzir as consequências negativas desses eventos.

3. Franquia: mais que uma marca

Outra palavra frequentemente mal interpretada é "franquia". No mundo dos seguros, não se refere a um modelo de negócios ou marca, mas sim a uma parte do custo de um sinistro que fica a cargo do segurado. Por exemplo, em um seguro automotivo, se ocorrer um sinistro, a seguradora cobrirá parte dos custos de reparo enquanto o segurado pagará o restante, conhecido como franquia.

CNseg: esforços para simplificar o segurês

Reconhecendo a confusão que esses termos técnicos podem causar, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e outras entidades do setor têm trabalhado arduamente para simplificar a comunicação. Através de cartilhas, materiais promocionais e canais digitais, as seguradoras buscam tornar o "segurês" mais acessível ao público geral. No entanto, desafios regulatórios persistem, pois a Superintendência de Seguros Privados (Susep) exige que certos termos técnicos sejam usados nos contratos de seguro.

Fonte:

https://noticiasdoseguro.org.br/

RECOGNITION

Contact

São Paulo SP

55 (11) 3889 8996
55 (11) 3059 0060
55 (11) 4637 2281
55 (11) 4637 2300
55 (11) 4637 2301
 

Av. Brig. Faria Lima, 4509, 3º floor
ssa@ssaadv.com.br

logotipo da Schalch

© 2015 – Schalch Sociedade de Advogados. All rights reserved.